Salesianas de São Filippo

Belém | Distrito Federal | Manaus | Fortaleza | Pouso Alegre | Paraguai | Anápolis | Paranoá | Goianésia

Novena a São Filippo Smaldone
Novena a São Filippo Smaldone
1° Dia

Iniciamos a Novena ao nosso Pai Fundador, São Filippo Smaldone, contemplando, nele, a virtude da humildade. O caminho trilhado por Padre Filippo segue os passos de Jesus: o caminho da pequenez, do Menino Jesus, que se fez pequeno por amor; o caminho do Calvário, onde sofreu a Paixão e se entregou por amor; e, finalmente, a glória da Ressurreição. Assim, podemos contemplar em Padre Filippo — que percorreu o caminho do despojamento vivido por Jesus, desde o Presépio até a Cruz — o amor humilde, que se encarna e se doa por amor, para nos dar a vida eterna e conduzir-nos à união com Ele, o Sumo e Único Bem.

Hoje contemplamos o primeiro degrau na via da santidade: a humildade, virtude que sempre caracterizou Padre Filippo. Ele costumava dizer: “Com a humildade, as virtudes crescem e se enraízam mais profundamente na alma.” Sendo o primeiro degrau, a humildade está estreitamente ligada ao despojamento, que é condição essencial para nossa união com Deus. Quanto mais nos despojamos, mais nos tornamos humildes; e quanto mais humildes somos, mais nos abrimos ao despojamento. Iniciemos, pois, contemplando os pequenos passos de Padre Filippo, aprendendo a sermos pequenos por amor e pelo Amor.

Leitura

O caminho de humildade do nosso Pai Fundador, vivido nos pequenos gestos do cotidiano, foi o fundamento e a via para todas as demais virtudes. Em sua vida ressoam as palavras de São João Batista:

“É necessário que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Seu percurso constante era uma busca por ocultar-se aos olhos humanos, para que apenas Jesus brilhasse em sua vida. Ao fundar a Congregação — também e sobretudo na fase de afirmação e expansão da Obra —considerava-se sempre um instrumento inútil, pois tinha a firme convicção de que Deus era o verdadeiro Autor.

Foi precisamente essa humildade profunda que se tornou a verdadeira força da missão de Smaldone. Ele dizia com simplicidade: “A Obra é de Deus: Ele é o Fundador, o Diretor, o Tesoureiro. O importante é que a Obra cresça e faça o bem aos outros.” E afirmava ainda: “É necessário trabalhar apenas para a glória de Deus e para servir ao próximo.”

A natureza heroica de sua humildade revela-se com força especial em sua atitude de total silêncio, Oração e sofrimento escondido, diante das situações dolorosas que enfrentou — especialmente as calúnias e grandes provações que marcaram sua vida.

Silêncio meditativo

Novena

Oração a São Filippo Smaldone

São Filippo Smaldone, que honraste a Igreja com a tua santidade sacerdotal e a enriqueceste com uma nova família religiosa, intercede por nós junto ao Pai, para que sejamos discípulos dignos de Cristo e filhos obedientes da Igreja. Tu, que foste mestre e pai dos surdos, ensina-nos a amar os pobres e a servi-los com generosidade e espírito de sacrifício.

Alcança-nos do Senhor o dom de novas vocações sacerdotais e religiosas, para que nunca faltem na Igreja e no mundo testemunhas vivas da caridade. Tu, que, com a santidade da tua vida e com teu zelo apostólico, contribuíste para o crescimento da fé e propagaste a adoração eucarística e a devoção mariana, alcança-nos a graça que humildemente te pedimos e que, confiantes, confiamos à tua paternal e santa intercessão. Amém.

Primeiro dia

Ó Deus, nosso Pai, que suscitaste na Igreja São Filippo como sinal visível da tua paternidade e do teu amor pelos pobres, faze que, por seu exemplo e por sua intercessão, também nós sigamos o ensinamento do teu Filho: amar-nos uns aos outros. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

Ave Maria, Glória.

Oremos

Ó Deus de toda consolação, que chamaste São Filippo Smaldone, sacerdote, a ser pai e mestre dos surdos, concedei-nos, por sua intercessão, dedicar nossa vida ao serviço dos irmãos, para que sejamos abençoados no Reino dos Céus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém

2º Dia
Introdução

Iniciamos este segundo dia da Novena do nosso Pai Fundador, São Filippo Smaldone, contemplando nele a virtude da prudência. Nosso Pai Fundador percorreu o caminho da prudência com grande serenidade, deixandose guiar pelo conselho divino, conduzido pelo Amor e segundo o Amor. Neste caminho, mantinha-se atento à voz do Senhor, escutando-O continuamente, inclusive através dos instrumentos que o próprio Jesus colocava em seu caminho, por meio dos quais o orientava. Hoje, contemplemos essa virtude da prudência em São Filippo, nosso Pai Fundador, que, revestido da verdadeira sabedoria, ouvindo a voz do Senhor, deixou-se docilmente conduzir pelos caminhos do Verdadeiro Amor. Ele nos ensina hoje a trilhar esse mesmo caminho, o caminho da perfeição cristã.

Leitura

A virtude da prudência nos ensina a agir com paciência e reserva, no silêncio interior, buscando realizar a vontade de Deus em todas as coisas. Nosso Pai Fundador entregouse totalmente, pondo em prática cada conselho recebido, a fim de não fazer nada segundo a própria vontade.

Dois aspectos da prudência que se destacam na vida de Padre Filippo são a confissão e a direção espiritual, práticas que ele iniciou ainda jovem e continuou como sacerdote, tendo como diretor espiritual Biagio Giustiniani. Ao decidir os rumos de seu sacerdócio — ser missionário ou dedicar-se aos surdos — buscou sempre o discernimento prudente. Também ao fundar e conduzir a Congregação, demonstrou critério verdadeiramente prudente (eclesial e espiritual), confiando-se e confiando sua Obra ao Bispo de Lecce. Evidencia-se assim seu desejo de estar em plena comunhão com a Igreja.

Padre Filippo era prudente e buscava sempre a comunhão. Não se deixava levar por impulsos ou humores momentâneos. Por isso, muitos recorriam a ele em busca de conselho, e gozava da plena confiança das Irmãs e dos surdos. Na formação das Irmãs, "era guiado por sólidos critérios sobrenaturais e por princípios ascéticos comprovados. Suas filhas espirituais viam em sua ação a eficácia de um verdadeiro pai, conselheiro e guia, tanto no trato individual quanto comunitário." Não faltavam "exortações e pregações nos retiros."

Tinha um espírito inclinado à prudência e à sabedoria, especialmente diante de perseguições e calúnias. Seu recolhimento, seu sofrimento aceito em silêncio e sua Oração eram marcados por aquela sabedoria sobrenatural que o próprio Jesus demonstrava diante dos tribunais religiosos e civis. Podemos dizer que permitia que Jesus, por meio dele, penetrasse no íntimo dos corações para compreendê-los e conduzi-los à paz do Amor, à serenidade interior. Guiava os corações no caminho do Senhor, o caminho da alegria perfeita, que passa pela Cruz do Amor.

Silêncio meditativo

Novena

Oração a São Filippo Smaldone

São Filippo Smaldone, que honraste a Igreja com tua santidade sacerdotal e a enriqueceste com uma nova família religiosa, intercede por nós junto ao Pai, para que sejamos dignos discípulos de Cristo e filhos obedientes da Igreja.

Tu, que foste mestre e pai dos surdos, ensina-nos a amar os pobres e a servi-los com generosidade e sacrifício. Consegue-nos do Senhor o dom de novas vocações sacerdotais e religiosas, para que nunca faltem na Igreja e no mundo testemunhas da caridade.

Tu, que com tua vida santa e teu zelo apostólico, contribuíste para o crescimento da fé e difundiste a adoração eucarística e a devoção mariana, alcança-nos a graça que te pedimos e que, confiantes, confiamos à tua paternal e santa intercessão. Amém.

Oração do segundo dia

Ó Deus, nossa luz, que chamaste São Filippo a servir-te com a doação total de si e o guiaste, desde jovem, em sua entrega aos meninos e aos surdos, concede também a nós a graça de seguir seu exemplo, dedicando-nos inteiramente ao serviço dos pobres, à educação cristã das crianças e à formação das novas gerações. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Ave Maria, Glória.

Oração

Deus de toda consolação, que chamaste São Filippo Smaldone, sacerdote, a ser pai e mestre dos surdos, concedei-nos, por sua intercessão, dedicar nossa vida ao serviço do próximo, a fim de sermos abençoados no Reino dos Céus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus e vive e reina convosco pelos séculos dos séculos. Amém.

3º Dia
Introdução

Iniciamos este terceiro dia da Novena em honra ao nosso Pai Fundador, São Filippo Smaldone, contemplando nele as virtudes da Temperança e da Justiça. A virtude da Temperança nos ensina a viver um equilíbrio interior que se reflete em nossas ações e em nosso relacionamento de comunhão fraterna com o próximo; e esse equilíbrio é o que nos torna constantes e perseverantes rumo à meta, que é Jesus, constantes no caminho do Amor.

E esse Amor infinito, que vive em nós, nos envolve completamente e nos impulsiona a dar glória somente a Ele, a buscar agradá-Lo em tudo e a tender aos bens eternos; este Amor infinito nos impele a viver a virtude da Justiça. Neste dia, portanto, contemplemos as virtudes da Temperança e da Justiça em Padre Filippo, o qual não tinha outro desejo senão conformar sua vida à de Cristo, por puro Amor e em contínua oferta. Ele nos ensina a trilhar o caminho da constância e da perseverança fiel, que nos impulsiona a realizar todas as coisas para a glória de Deus e para agradar Seu Amor.

Leitura

Padre Filippo viveu segundo o princípio evangélico da renúncia a si mesmo, oferecendo sua vida por amor a Cristo e ao Evangelho, disposto a completar em sua carne o que falta à Paixão do Senhor (cf. Cl 1,24). Podemos contemplar sua Temperança no equilíbrio com relação à alimentação, ao descanso e ao vestuário — tudo sinal daquele equilíbrio interior que o caracterizava.

Nosso Pai Fundador “sempre se contentava com aquilo que lhe era oferecido”; “nele sobressaíam o espírito de sacrifício e de Oração, além do espírito de penitência”. Era tão mortificado que ia se confessar enfrentando a longa caminhada a pé, e, se alguém lhe perguntava por que não pedia carona, respondia que os apóstolos caminhavam a pé. Sua era “uma vida de sacrifício e de abnegação, uma vida humilde e escondida”. Ele “era o primeiro na mortificação, no sacrifício e na abnegação”. Sua temperança alcançou o ápice da mística cristã, vivendo em sua carne a doutrina paulina: “Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos” (Gl 5,24).

Portanto, em sua vida vemos um grande equilíbrio entre sacrifício e Oração, buscando sempre renunciar à própria vontade para realizar a vontade de Deus em todas as coisas. A virtude da Justiça na vida de Padre Filippo se manifesta ao longo de toda sua trajetória, na qual entregou tudo a Deus: glória, amor, energias, a própria vida. Foi sobretudo para agradar a Deus que se tornou sacerdote e depois fundou a Congregação das Irmãs, que deveriam santificar-se sacrificando-se pelo crescimento dos surdos.

Padre Filippo, movido por um profundo senso de justiça para consigo mesmo, empenhava-se com ardor na busca dos bens transcendentais. Seu maior anseio era assegurar, antes de tudo, o Reino de Deus e a salvação de sua alma. A fidelidade plena do Servo de Deus aos deveres do ministério sacerdotal manifestavase de forma luminosa, especialmente por sua firme resolução de agir sempre por amor.

Impulsionado por um amor intenso e sincero, Padre Filippo procurava, em todas as coisas, agradar a Deus, dar-Lhe glória e entregar-se generosamente ao serviço do próximo.

Silêncio meditativo

Novena

Oração a São Filippo Smaldone

São Filippo Smaldone, que honraste a Igreja com a tua santidade sacerdotal e a enriqueceste com uma nova família religiosa, intercede por nós junto ao Pai, para que possamos ser dignos discípulos de Cristo e filhos obedientes da Igreja.

Tu, que foste mestre e pai dos surdos, ensina-nos a amar os pobres e a servi-los com generosidade e sacrifício. Obtém do Senhor o dom de novas vocações sacerdotais e religiosas, para que nunca faltem na Igreja e no mundo testemunhas da caridade.

Tu, que com a santidade de vida e com teu zelo apostólico contribuíste para o crescimento da fé e difundiste a adoração eucarística e a devoção mariana, alcança-nos a graça que te pedimos e que, confiantes, confiamos à tua paterna e santa intercessão. Amém.

Ave Maria, Glória.

Oremos

Deus de toda consolação, que chamaste São Filippo Smaldone, sacerdote, a ser pai e mestre dos surdos, concedei-nos, por sua intercessão, dedicar nossa vida ao serviço do próximo, para que sejamos abençoados no Reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus e vive e reina Convosco por todos os séculos dos séculos.

Amém

4º Dia
Introdução

Iniciamos este quarto dia da Novena do nosso Pai Fundador, São Filippo Smaldone, contemplando nele a virtude da Fortaleza. A fortaleza é silenciosa e simples, porque assim é o “amor” que nos envolve: de modo silencioso e delicado, nós nos limitamos a contemplar e viver a grandeza de sua força, que nos mergulha na eternidade e, ao nos mergulhar nela, a dor adquire sentido espiritual.

É um caminho árduo, mas é o mais belo, porque é o caminho para estar n’Ele. Este foi o caminho que Padre Filippo percorreu no cotidiano, e é por isso que ele viveu em si mesmo a agonia do próprio Cristo, com grande capacidade de sofrer em silêncio, de resistir nos momentos de humilhação e de provação.

Por essa razão, suportava com sofrimento as calúnias, com mansidão e perfeita conformidade à vontade de Deus, com grande serenidade em meio a situações dolorosas; com uma série incalculável de atos árduos de coragem, determinação e confiança em seguir adiante com a Obra. São Filippo nos ensina a seguir esse caminho, que é o caminho da Cruz, deixando que o Senhor seja nosso único sustento.

Leitura

A excelência da virtude da Fortaleza no nosso Pai Fundador era muito evidente em sua vida e em seu comportamento. Como relata uma testemunha:

“Quantas lutas, quantas lágrimas custou ao Venerável Pe. Filippo a sua Congregação, mas ele nunca se cansou. Nessa luta compreendeu que a Obra era santa e perseverou até alcançar a vitória.”

Particularmente louvável era a sua fortaleza “passiva”, a extraordinária capacidade de sofrer em silêncio, de resistir nos momentos de humilhação e de provação. Este aspecto, em São Filippo, permaneceu na memória das testemunhas oculares e continua sendo um monumento de incomparável grandeza moral.

É sobretudo em referência ao dramático episódio da Investigação Civil que se evidencia o que os testemunhos ressaltam: a excepcional força de ânimo de Smaldone. A esse respeito, escutemos os seguintes testemunhos:

“Chegaram os dias da provação e da tribulação, dias cheios de angústia e de indescritível apreensão. Chegaram as calúnias [...]. Mas naqueles dias tristes, abandonado nas mãos da Divina Providência, ele repetia palavras de conforto com serena calma e confiança àqueles que se dirigiam a ele:
‘Se a Congregação é obra de Deus, permanecerá apesar dos esforços de seus inimigos.’
E assim foi [...]”.
“[...] durante o longo período de grandes perseguições e calúnias, era sempre o mesmo: humilde e silencioso, sofrendo em paz e resignado, sem se defender. Não revelou a ninguém seu contínuo sofrimento moral, e eis que esse sofrimento interior lhe causou uma grande inflamação na testa, que ele suportou em silêncio, sem se queixar com ninguém e sempre com grande paciência e mansidão.”

E para concluir, o heroísmo da virtude da Fortaleza do Servo de Deus se manifestou de forma admirável durante sua última e longa enfermidade, suportada com grande paciência e serenidade de espírito, tornando-se um ensinamento admirável para médicos, irmãs, sacerdotes e surdos. Um surdo afirmou:

“Lembro-me dos sofrimentos da última enfermidade, suportados pelo Servo de Deus com grande paciência; foram de grande edificação para todos nós.”

O doutor Pietro Losavio, médico que o assistia, testemunha:

“Jamais ouvi dele uma só palavra de reclamação, jamais vi um sinal de impaciência.”

Silêncio meditativo

Novena

Oração a São Filippo Smaldone

São Filippo Smaldone, que honraste a Igreja com a tua santidade sacerdotal e a enriqueceste com uma nova família religiosa, intercede por nós junto ao Pai, para que possamos ser dignos discípulos de Cristo e filhos obedientes da Igreja.

Tu que foste mestre e pai dos surdos, ensina-nos a amar os pobres e a servi-los com generosidade e sacrifício. Obtém do Senhor o dom de novas vocações sacerdotais e religiosas, para que nunca faltem na Igreja e no mundo testemunhas da caridade.

Tu, que com a santidade de vida e com teu zelo apostólico contribuíste para o crescimento da fé e difundiste a adoração eucarística e a devoção mariana, alcança-nos a graça que te pedimos e que, confiantes, confiamos à tua paterna e santa intercessão. Amém.

Quarto dia

Ó Deus, rico em misericórdia e perdão, que guiaste São Filippo no constante exercício do ministério da reconciliação, fazendo dele ministro de misericórdia e de amor, concede-nos que também nós, imitando seu exemplo, saibamos sempre perdoar quem nos ofendeu, oferecendo aos irmãos o testemunho concreto do nosso amor por eles. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

Ave Maria, Glória.

Oremos

Deus de toda consolação, que chamaste São Filippo Smaldone, sacerdote, a ser pai e mestre dos surdos, concedei-nos, por sua intercessão, dedicar nossa vida ao serviço do próximo, a fim de que sejamos abençoados no Reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus e vive e reina Convosco por todos os séculos dos séculos.

Amém.

5º Dia
Introdução

Iniciamos este quinto dia da Novena do nosso Pai Fundador, São Filipo Smaldone, contemplando nele a virtude da Esperança. A esperança nos faz viver o hoje com intensidade, amando cada momento, porque o hoje é o único momento que temos para viver no amor e alcançar a eternidade.

É a esperança que nos faz caminhar confiando na Divina Providência, abandonados nos braços do Senhor que nos sustenta e nos guia com a Sua graça. Nosso Pai Fundador caminhava na perspectiva da eternidade; toda a sua vida se desenvolveu em vista da transcendência. Sua obra em favor dos surdos tinha uma motivação sobrenatural, e para ele a própria Obra era um meio para alcançar a salvação pessoal. Dizia várias vezes às suas irmãs que trabalhassem com amor no atendimento aos surdos, com a certeza de alcançar o Paraíso.

Quando contemplamos a vida de Padre Filippo, vemos que a nossa caminhada aqui nesta terra tem um único e verdadeiro sentido: estamos de passagem, à procura da eternidade, que já está em nós e em cada irmão. São Filippo nos indica a nossa verdadeira meta: Deus, a vida eterna. Neste dia, portanto, contemplemos a virtude da esperança em nosso Pai Fundador que, com os olhos voltados para a eternidade, nos ensina a caminhar com o olhar fixo em Jesus.

Rezemos os salmos das Vésperas

Leitura

O hábito heroico da esperança sobrenatural em São Filippo Smaldone manifesta-se, antes de tudo, no programa central de sua vida: gastar suas energias para levar a salvação aos surdos-mudos; abrir-lhes o Reino dos Céus por meio da evangelização. Dessa motivação dominante e inspiração prevalente nasceu tudo: uma abundância de atos de otimismo, confiança e fé na ajuda de Deus para a realização da Obra.

Os testemunhos destacaram este aspecto surpreendente – e muitas vezes carismático – da confiança total na intervenção providente de Deus, às vezes confirmada por circunstâncias nas quais ocorreu um milagre.

Escutemos os testemunhos de algumas de nossas Irmãs:

“Tinha uma grande confiança na Divina Providência e uma fé ilimitada que, nas necessidades urgentes, o fazia exclamar: ‘Ó Irmãs de pouca fé, de que tendes medo?” A dimensão extraordinária da esperança em Deus se realizou de modo particular na determinação com que abriu algumas casas dos Institutos. Assim foi que a compra da primeira casa aconteceu sem que o Servo de Deus tivesse um único centavo no bolso.

O Servo de Deus demonstrou também um abandono heroico em Deus ao enfrentar graves problemas morais, como os que surgiram com a Investigação Civil. Foi particularmente edificante a sua total confiança e serenidade durante os anos da Visita Apostólica.

Silêncio meditativo

Novena

Oração a São Filippo Smaldone

São Filippo Smaldone, que honraste a Igreja com a tua santidade sacerdotal e a enriqueceste com uma nova família religiosa, intercede por nós junto ao Pai, para que sejamos dignos discípulos de Cristo e filhos obedientes da Igreja.

Tu que foste mestre e pai dos surdos, ensina-nos a amar os pobres e a servi-los com generosidade e sacrifício. Obtém-nos do Senhor o dom de novas vocações sacerdotais e religiosas, para que nunca faltem na Igreja e no mundo testemunhas da caridade.

Tu que, com a santidade de vida e com teu zelo apostólico, contribuíste para o crescimento da fé e difundiste a adoração eucarística e a devoção mariana, alcança-nos a graça que te pedimos e que, com confiança, confiamos à tua paterna e santa intercessão. Amém.

Quinto dia

Ó Deus, Pai dos pobres e dos aflitos, que fizeste de São Filipe pai dos surdos-mudos e o constituíste, na Igreja, como exemplo admirável de caridade, concede-nos também a graça de sermos cada dia operosos na caridade, dedicando-nos com sacrifício e entusiasmo ao serviço dos pobres, dos doentes e dos aflitos. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

Ave Maria, Glória ao Pai.

Oremos

Deus de toda consolação, que chamaste São Filippo Smaldone, sacerdote, a ser pai e mestre dos surdos, concedei-nos, por sua intercessão, dedicar nossa vida ao serviço do próximo, a fim de sermos abençoados no Reino dos Céus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina por todos os séculos dos séculos.

6º Dia
Introdução

Iniciamos este sexto dia da Novena, em honra ao nosso Pai Fundador, São Filippo Smaldone, com o cOração cheio de gratidão. Hoje, último dia deste mês mariano, no qual celebramos a Visitação de Nossa Senhora, contemplaremos a devoção de Padre Filippo à Bem-Aventurada Virgem Maria. Padre Filippo nutria um grande amor pela Santíssima Virgem e procurava transmiti-lo, levando todos a contemplar o Mistério do Amor que se encarnou e chegou até nós por meio do sim da Virgem Maria.

Sendo profundamente devoto de Nossa Senhora, ele sempre difundia essa devoção, sobretudo nos momentos difíceis. “Honrava Maria de modo especial, imitava-a em suas virtudes características: o silêncio, a humildade, o abandono nas mãos de Deus; recorria sempre a ela, celebrando com solenidade suas festas, com manifestações externas e públicas de seu amor.”

A Virgem Maria foi para ele modelo de amor e fidelidade, sua protetora e esperança, a quem invocava nos momentos difíceis da vida, recebendo graças singulares que o conduziam a uma união cada vez mais profunda com Jesus. A Virgem Maria, que nosso Pai Fundador tanto amava, foi também seu modelo na dor. Como Ela, ele se encontrou aos pés da Cruz, com o cOração transpassado como o de Jesus.

Rezemos os salmos das Vésperas

Leitura

O amor de Padre Filippo pelo Senhor transbordava como um rio em favor dos irmãos, tornando-se oblação e sacrifício contínuo pelo próximo. Essa oblação atingiu seu ápice, podemos dizer heroico, durante a epidemia de cólera em Nápoles, em 1884, quando ele se dedicou com zelo ao cuidado das pessoas atingidas pela doença, administrando os sacramentos, mesmo correndo o risco de contágio, até que foi inevitavelmente infectado.

Sua dedicação era um verdadeiro amor por Jesus e uma grande confiança na intercessão e proteção da Virgem Maria. Confortado pela esperança na proteção da Virgem de Pompeia, entregou-se totalmente a ajudar os atingidos pelo cólera, mas acabou sendo contagiado pela terrível doença, que, em poucas horas, o deixou à beira da morte.

Não lhe restando outra alternativa, enrolou o rosário da Virgem ao pulso como uma âncora de salvação no naufrágio, tendo fé firme de que não morreria, pois tinha ido a Pompeia para depositar sua súplica aos pés de Maria.

Todos os presentes naquele momento extremo voltaram-se com fé para a clemente Rainha de Pompeia e, com orações e votos, suplicaram sua cura. O Servo de Deus foi milagrosamente curado. Vemos, portanto, que Padre Filippo tinha um cOração ardente de amor por Jesus e uma grande confiança na intercessão e proteção da Santíssima Virgem Maria, a quem era tão devoto e de quem recebeu o milagre da cura do cólera.

Silêncio meditativo

Novena

Oração a São Filippo Smaldone

São Filippo Smaldone, que honraste a Igreja com tua santidade sacerdotal e a enriqueceste com uma nova família religiosa, intercede por nós junto ao Pai, para que sejamos dignos discípulos de Cristo e filhos obedientes da Igreja.

Tu que foste mestre e pai dos surdos, ensina-nos a amar os pobres e a servi-los com generosidade e sacrifício. Obtém do Senhor o dom de novas vocações sacerdotais e religiosas, para que nunca faltem na Igreja e no mundo testemunhas da caridade.

Tu que, com tua santidade de vida e teu zelo apostólico, contribuíste para o crescimento da fé e difundiste a adoração eucarística e a devoção mariana, alcança-nos a graça que te pedimos e que, confiantes, confiamos à tua paterna e santa intercessão. Amém.

Sexto dia

Ó Deus, que pela obra do teu Filho Jesus fizeste os mudos falarem e os surdos ouvirem, concede-nos que também nós, seguindo o exemplo de São Filippo, possamos abrir o cOração aos surdos, apoiando as obras que cuidam não apenas dos surdos-mudos, mas também de todos os que carregam o peso da dor em sua condição de vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

Ave Maria, Glória ao Pai

Oremos

Deus de toda consolação, que chamaste São Filippo Smaldone, sacerdote, a ser pai e mestre dos surdos, concedei-nos, por sua intercessão, dedicar nossa vida ao serviço do próximo, a fim de sermos abençoados no Reino dos Céus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amém.

Tríduo a São Filippo
1º Dia
A virtude da caridade em padre Filippo

O caminho de “caridade” do nosso Pai Fundador, em seus pequenos passos de união contínua com Jesus, gerou uma caridade cada vez mais ardente.

Silêncio

“Quando falava, o som de sua voz se modulava de tal forma que era possível escutar, através de suas palavras, as palavras do Espírito Paráclito que inspirava o que dizia [...]. Suas palavras (e lembro-me muito bem) não eram apenas palavras — eram fogo, e fogo produzido pelo amor a Jesus e aos seus irmãos e irmãs na terra. Quando nos falava do Senhor, da vítima e do sacerdote no altar, seu rosto se iluminava e sentíamos seus olhos vivos lançando dardos de amor ao Deus do amor”.

Silêncio

Em cada ato, Padre Filippo era um reflexo do amor que contemplava, como podemos ver nas palavras testemunhadas a seguir:
“Sua caridade e seu fervor religioso o tornavam um excelente ministro do perdão de Deus, um mestre, um doutor das almas no Sacramento da Penitência. [...]”.

“...era uma alma heroicamente virtuosa, acesa pela chama da caridade divina, uma virtude sublime que soube guardar com uma modéstia incomparável, que só quem conviveu com ele podia admirar em relances”.

Silêncio

É o amor que torna doce o sofrimento, e foi o amor, portanto, que levou o Pai Fundador a viver a dor e o sofrimento com paciência.

Silêncio

Leitura

Todo o amor que inundava o coração de Padre Filippo foi transmitido ao próximo por meio da caridade humilde e escondida que ele testemunhou em seu desejo de agradar unicamente a Deus.

É isso que o amor gera: o desejo de agradar somente a Deus, entregando a própria vida por amor a Ele.

Sua caridade era escondida porque não queria que ninguém soubesse. Por isso, podemos contemplar a virtude da caridade em nosso Pai Fundador que, com os olhos fixos em Seu grande amor, em Seu Jesus Eucarístico, testemunhou e inundou tantos corações com esse mesmo amor, e nos ensina a caminhar com os olhos fixos em Jesus, para sermos inundados por um amor cada vez mais forte que nos leve, por amor, a dar a vida pelos irmãos.

Silêncio

7º Dia
Oração a São Filippo Smaldone

São Filippo Smaldone, que honraste a Igreja com tua santidade sacerdotal e a enriqueceste com uma nova família religiosa, intercede por nós junto ao Pai, para que possamos ser dignos discípulos de Cristo e filhos obedientes da Igreja.

Tu, que foste mestre e pai dos surdos, ensina-nos a amar os pobres e a servi-los com generosidade e sacrifício.

Obtém-nos do Senhor o dom de novas vocações sacerdotais e religiosas, para que nunca faltem na Igreja e no mundo testemunhas da caridade.

Tu, que com a santidade de tua vida e com teu zelo apostólico contribuíste para o crescimento da fé e difundiste a adoração eucarística e a devoção mariana, alcança-nos a graça que te pedimos e que, confiantes, entregamos à tua paterna e santa intercessão.
Amém.

Sétimo dia

Ó Deus, fonte da perfeita caridade, que do coração de São Filippo fizeste brotar uma nova família religiosa na Igreja, as Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, concede que muitas jovens continuem a dedicar a própria vida à consagração religiosa e à entrega total de si aos irmãos: faze, Senhor, que a Família religiosa fundada por São Filippo se enriqueça de numerosas e santas vocações consagradas. Por Cristo, nosso Senhor.

Ave Maria, Glória.

Oremos

Deus de toda consolação, que chamaste São Filippo Smaldone, sacerdote, a ser pai e mestre dos surdos, concedei-nos, por sua intercessão, dedicar nossa vida ao serviço do próximo, para que sejamos abençoados no Reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus e vive e reina Convosco por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Tríduo a São Filippo
2º Dia
A Virtude da Fé em Padre Filippo

“... seu zelo não conhecia limites em seu amor pela Santíssima Eucaristia. Era um adorador assíduo de Jesus no Santíssimo Sacramento”, pela fé ardente na pessoa de Jesus. Na Eucaristia está presente realmente o Corpo e o Sangue de Jesus, que deseja unir-se a nós. A Eucaristia é o coração da vida da Igreja. Devemos deixar-nos moldar por essa presença viva de Cristo na Eucaristia e viver em contínua atitude de adoração. Na vida de Padre Filippo, vemos que a adoração e a celebração da Eucaristia eram momentos sublimes e, por isso, estavam sempre no centro de sua vida.

Silêncio

Costumava dizer às suas irmãs: “Durante o dia, agradeçam muitas vezes ao Senhor por Sua presença no Santíssimo Sacramento do altar”.

Silêncio

Padre Filippo levantava-se nas primeiras horas da manhã e se recolhia em oração diante de Jesus no Santíssimo Sacramento; celebrava a Santa Missa com profundo recolhimento e amor, e dava a máxima importância a que tudo fosse realizado com decoro e que tudo fosse digno do Senhor.

Silêncio

“São Filippo, quase magnetizado pela Eucaristia – síntese do amor infinito – enchia-se de tal amor até inundar sua alma.” Frequentemente permanecia nas igrejas diante do Santíssimo Sacramento em fervorosa oração. Ele incutia o amor ardente por Jesus Eucarístico no coração de muitos, pois desejava que muitos O amassem e O contemplassem com grande amor e desejo.

Padre Filippo fazia todo esforço para fazer os surdos compreenderem o mistério da presença real do Senhor na Eucaristia, e esse esforço foi recompensado pelo Senhor com um acontecimento prodigioso: “a aparição do Menino no altar no lugar da hóstia consagrada”.

Silêncio

Leitura

O espírito missionário de Padre Filippo manifesta-se sobretudo na sua fé operante e no ministério da reconciliação, na formação dos surdos-mudos, das irmãs, no seu firme e profundo empenho no sacrifício – ideal constante de cada minuto da sua vida – e muitas almas se deixavam por ele conduzir.

Podemos, portanto, afirmar que a verdadeira e profunda Fé faz com que aqueles que a possuem cresçam e amadureçam para colocá-la a serviço dos outros, para que possam conhecê-la, comunicá-la, defendê-la, difundi-la e testemunhá-la.

Silêncio

8º Dia
Oração a São Filippo Smaldone

São Filippo Smaldone, que honraste a Igreja com tua santidade sacerdotal e a enriqueceste com uma nova família religiosa, intercede por nós junto ao Pai, para que sejamos dignos discípulos de Cristo e filhos obedientes da Igreja.

Tu, que foste mestre e pai dos surdos, ensina-nos a amar os pobres e a servi-los com generosidade e sacrifício.

Obtém-nos do Senhor o dom de novas vocações sacerdotais e religiosas, para que nunca faltem na Igreja e no mundo testemunhas da caridade. Tu, que com a santidade de vida e com teu zelo apostólico contribuíste para o crescimento da fé e difundiste a adoração eucarística e a devoção mariana, alcança-nos a graça que te pedimos e que, confiantes, entregamos à tua paterna e santa intercessão.
Amém.

Oitavo dia

Ó Deus, fonte da vida, que enriqueceste a Igreja com a santidade sacerdotal de São Filippo, modelo de doação aos pobres, de obediência, de profunda piedade Eucarística e Mariana, concede-nos, por sua intercessão, imitar seu exemplo, doando toda a nossa vida ao serviço da Igreja. Fazei, Senhor, que a Igreja no mundo se enriqueça de numerosos e santos sacerdotes que sigam seu exemplo e imitem suas heroicas virtudes. Por Cristo nosso Senhor.
Amém.

Ave Maria, Glória.

Oremos

Deus de toda consolação, que chamaste São Filippo Smaldone, sacerdote, a ser pai e mestre dos surdos, concedei-nos, por sua intercessão, dedicar nossa vida ao serviço do próximo, a fim de sermos abençoados eternamente no Reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e vive e reina convosco por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Tríduo a São Filippo
3º Dia
Padre Filippo como fundador e formador

Podemos entrever a atitude profundamente espiritual do nosso Pai Fundador desde a fundação da Congregação. Sabemos que essa fundação nasceu unicamente de uma inspiração sobrenatural e que ele sempre se viu como um simples instrumento nas mãos de Deus.

Ele “realizava em silêncio seu trabalho fecundo com o Senhor sempre diante dos olhos e no coração”.

Silêncio

Procurava infundir o verdadeiro espírito no coração de suas filhas, não apenas com palavras, mas muito mais com o exemplo de humildade e desapego, inculcando assim a observância das Regras, dos horários, da obediência; e repetindo continuamente que nas obras de bem tudo deve ser direcionado a Deus, de quem provêm a inspiração e a ajuda para que deem fruto. Costumava dizer: “O ego destrói tudo”.

Seu bom exemplo e suas virtudes repercutiam nas casas filiais, e falava-se dele como de um homem santo, o pai das virtudes escondidas, o pai que instruía mais com o exemplo do que com as palavras.

Silêncio

“Para ser santo, é preciso exercer as virtudes de modo heroico. Um santo é aquele que pratica muitas ações de todas as virtudes.”

“A virtude começa onde há sacrifício, e a recompensa, onde há esforço.”

Silêncio

Leitura

Padre Filippo era reservado e paciente na direção da Congregação, totalmente entregue à Obediência, que o levava a guiar sua Congregação em comunhão com a Igreja. Era “um homem de escuta e de obediência”, que se colocava com “total disponibilidade à chamada de Deus” e com “fidelidade absoluta ao ideal evangélico no serviço aos irmãos mais pobres e pequenos”.

“Ter dado vida a uma Congregação religiosa feminina, consagrada exclusivamente ao Senhor, é expressão de seu estilo de vida: espírito ascético, profunda preparação, além de um modo de pensar quase monástico.”

Exerceu assim grande espírito de compreensão sobre as almas de suas filhas, que ele fortalecia com seu sábio conselho, rico de experiência, com o bálsamo de sua palavra doce e persuasiva, que penetrava cada alma.

Sua vida “inspirava veneração e infundia nelas a virtude indispensável a uma esposa de Jesus”; assim transparecia a obediência profunda e fiel daquele que não apenas exigia que as Irmãs observassem as regras — dizendo-lhes que esse era o caminho que as conduziria ao Paraíso — mas que demonstrava com sua vida a perfeita observância dessas mesmas regras.

Afirma-se, portanto, que “a sua missão de fundador e formador, Padre Filippo a deve a uma vida de oração assídua e fervorosa, ao amor pela Eucaristia e à devoção filial à Bem- Aventurada Virgem Maria”.

Silêncio

9º Dia
Oração a São Filippo Smaldone

São Filippo Smaldone, que honraste a Igreja com tua santidade sacerdotal e a enriqueceste com uma nova família religiosa, intercede por nós junto ao Pai, para que possamos ser dignos discípulos de Cristo e filhos obedientes da Igreja.

Tu que foste mestre e pai dos surdos, ensina-nos a amar os pobres e servi-los com generosidade e sacrifício.

Obtém-nos do Senhor o dom de novas vocações sacerdotais e religiosas, para que nunca faltem na Igreja e no mundo testemunhas da caridade.

Tu que, com a santidade de tua vida e com teu zelo apostólico, contribuíste para o crescimento da fé e difundiste a adoração eucarística e a devoção mariana, alcança-nos a graça que te pedimos e que, confiantes, confiamos à tua paterna e santa intercessão.
Amém.

Nono dia

Ó Deus, sabedoria eterna e incriada, que guiaste São Filippo na fundação de sua Congregação religiosa e conduziste seus passos até levá-la às terras distantes da América e da África, alarga os nossos horizontes missionários e faze com que também nós sintamos a mesma ansiedade dele pela salvação das almas, dedicando-nos com todas as forças para levar o anúncio da salvação até os confins da terra. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.

Ave Maria, Glória.

Oremos

Deus de toda consolação, que chamaste São Filippo Smaldone, sacerdote, a ser pai e mestre dos surdos, concedei-nos, por sua intercessão, dedicar nossa vida ao serviço do próximo, para que sejamos abençoados no Reino dos Céus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Rolar para cima