Salesianas de São Filippo

Fundador

“Nossa origem é Deus. Das suas mãos saímos.
Nosso fim é Deus, operamos por Ele.
Nossa beatitude é Deus, para Ele voltamos.”

Nascimento

Um ano antes, no dia 6 de maio de 1847 celebravam o rito nupcial de seus pais em um bairro chamado Burgo Loreto, perto da Igreja paroquial de Santo Arcanjo de Arena. Filippo Smaldone nasceu no dia 27 de julho de 1848, na cidade de Napoli (Itália). Sua família era muito religiosa, e assim de seus pais Antônio Smaldone e de Maria Concetta De Lucca recebeu os primeiros ensinamentos cristãos.

Iniciação Cristã

Um dia após o seu nascimento Filippo foi levado à pia batismal por um sacerdote amigo da família e testemunha do rito nupcial dos pais de Filippo. O nome de Filippo no livro de batismo foi registrado como Filippo Mariano Vicenzo. O casal teve sete filhos, o primeiro foi Filippo depois Salvatore, Pasquale, Giuseppe, Luisa, Giannina e Francesco. E mais tarde Luisa se tornando religiosa seguindo os passos de Filippo na mesma Congregação. Assim que a idade permitiu Filippo começou a frequentar as Capelas Serótinas de Santa Maria da Pureza no Burgo Loreto – eram pequenas igrejas onde as crianças e os jovens eram catequizados.

Primeira Comunhão

Em 1858, nessa capela na solenidade de Corpus Christi, Filippo fez a primeira comunhão antes de ter completado 10 anos de idade, ‘começando à subida da perfeição; aquele foi o lugar onde, depois de sua casa, ele conheceu e amou a Deus cada vez mais.’. Naquele momento ‘Jesus apoderou-se desse coração, guiou pelos caminhos da bendita eternidade e uniu estreitamente a ele com comunhões muito frequentes.’ (dimensão contemplativa p.24 e 25) . Os padres, Maestro Pasquale e Don Biagio Giustiniani contribuíram para a formação humana e religiosa de São Filippo, na capela Serótina, em Loreto.

Crescia no amor

Com isso, ele nutria esse amor por Jesus em uma busca constante por Ele. Fato que aumentava cada vez mais o amor de Jesus no seu coração e que foi lançando-o a uma procura cada vez mais ardente por este mesmo amor no decorrer da sua vida. Essa busca aumentava, então, o seu anseio em estar aos pés do Seu Jesus Eucaristia, em manter os seus olhos sempre fixos Nele, no recolhimento e no silêncio interior, com momentos ardentes de solidão, que eram o impulso para o seu serviço humilde e envolto de amor.

Vocação e os Surdos

Desde muito jovem sonhava em tornar-se Sacerdote, para isso, estudava muito, ajudava os pobres, visitava doentes em hospitais, ajudava às crianças a conhecerem Jesus. Tornou-se Sacerdote no dia 23 de setembro de 1871. Padre Filippo rezava muito para entender o que Deus queria dele. Então, em uma tarde, na Igreja de Santa Catarina, em Napoli, ele ensinava o catecismo às crianças quando ouviu-se gritar uma criança e a mãe que chorava, padre Filippo aproximou-se para acalmar a criança mas, a mãe gritou: “meu filho é surdo!” e saiu. Padre Filippo entendeu que o Senhor lhe pedia para dedicar-se às crianças surdas, e então, começou a ajudar os surdos de sua cidade e cidades vizinhas.

Congregação

Por amar muito os surdos, pensou em dar-lhes mães e mestras: as irmãs. Em 25 de março de 1885, em Lecce, três jovens irmãs começaram a ajudar padre Filippo na educação dos surdos. Assim foi fundada a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, para que, mulheres consagradas a serviço de Deus e dos Irmãos pudessem no mundo inteiro tornar atual no tempo o grande milagre do:”EFFATHA”, abrindo para os surdos a porta da comunicação através do amor, da linguagem e da instrução.

É Proclamado Santo

Com a saúde muito precária e aceitação serena da morte, a esperança e abandono às 20h45, do dia 4 de junho de 1923, o céu adquiria um novo cidadão, São Filippo Smaldone. A Igreja reconheceu o elevado carisma de Filippo Smaldone, suas virtudes, seu milagre e, no dia 12 de maio de 1997, o proclamou “Bem-aventurado” na praça de São Pedro, em Roma. No dia 15 de outubro de 2006, na Praça São Pedro, o Papa Bento XVI proclamou Santo o sacerdote Filippo Smaldone, fundador da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, pai e mestre dos surdos. Hoje o carisma de São Filippo Smaldone está vivo na Itália, no Brasil, na África, na Indonésia, nas Filipinas, no Paraguai e no Timor Leste através da Congregação, que com amor educa e evangeliza os surdos.

Rolar para cima