Somos uma família religiosa fundada em Lecce (Itália) no dia 25 de março de 1885 por São Filippo Smaldone. Oficialmente, nos chamamos ‘Instituto das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações’ e temos como carisma específico: tornar conhecido o amor misericordioso de Deus aos marginalizados de nossa época, os surdos.
Espiritualidade Smaldoniana
A espiritualidade de São Filippo Smaldone era simples e reta, em tudo evangélica, e centrada na fé e no exercício das virtudes. O seu modelo era São Francisco de Sales, não somente por que se ocupou de um surdo e o deu exemplo de doação apostólica, mas sobretudo porque era o santo da suavidade, da paciência e da doçura.
O que significa ser Leigo Smaldoniano?
Ser um Leigo Smaldoniano pressupõe uma escolha livre e consciente, amadurecida sobre a ação do Espírito Santo e guiada pelo nosso Fundador São Filippo Smaldone. A pessoa que é chamada a desenvolver a sua missão e a sua atividade de apostolado, deve formar-se através de um contínuo diálogo com Deus. A oração é a base da formação religiosa; os leigos são chamados a fazer a experiência da constante presença de Deus em suas vidas, através da oração cotidiana.
“O abandono de si mesmo a Deus, não é outra coisa senão o doar à Ele, a própria vontade. Quando uma alma pode verdadeiramente dizer: Senhor, eu não tenho outra vontade senão a Vossa; está verdadeiramente abandonada à Ele e à Ele unida” (Pensamentos do Fundador)
Comunhão e Colaboração
Os Leigos Smaldonianos participam do espírito e do apostolado da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações e encontram a perfeição cristã atingindo a espiritualidade deles. Todo Leigo Smaldoniano é responsável, com o seu apostolado, pela difusão da missão da Congregação e se empenha segundo as suas capacidades e possibilidades. Para manter vivo um “espírito de família”, o Leigo Smaldoniano deverá criar uma relação próxima e fraterna com as Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações.
“A colaboração e a troca dos dons se tornam mais intensos, quando o grupo de leigos participam por vocação e do modo deles, no seio da mesma família espiritual, do carisma e da missão do Instituto”. (VFC, 70).
“O encontro e a colaboração entre religiosas e os fiéis leigos, deve manifestar como um exemplo de comunhão eclesial e ao mesmo tempo potência para as energias apostólicas para a evangelização do mundo”. (VFC, 70).
O Espírito de Missionariedade
Os Leigos Smaldonianos são chamados a testemunhar o grande amor que o nosso Fundador São Filippo Smaldone teve para com os pequenos e os mais pobres da terra. Toda e qualquer atividade, desenvolvida pelos os membros do Movimento, tem a finalidade de realizar a título gratuito, a própria vocação de cristão, no exclusivo cumprimento dos fins do Estatuto. Vós sois o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5, 13-16).