Salesianas de São Filippo

Vocação Salesiana

A verdadeira Salesiana dos Sagrados Corações tem dois grandes amores na vida: o amor de Deus e dos Surdos. A vocação é um mistério de Deus que perpassa, transcende, constrange, seduz e atrai o coração da alma amada. Misterioso chamado que segue por meio da noite dos tempos.

A vida consagrada é uma vivência do Primado do Absoluto. Isso significa que há somente um absoluto: Deus. Respondemos à graça da vocação com fidelidade ao Evangelho, à Igreja e ao carisma do Fundador, São Filippo Smaldone (1848-1923), no cotidiano da história da salvação.

Salesianas dos Sagrados Corações definem a espiritualidade e um caminho concreto, no qual cada irmã deve viver a vocação contemplativa apostólica. Assim, também reservamos uma devoção especial ao padroeiro, São Francisco de Sales. Por meio dos conselhos evangélicos, da castidade, da pobreza e da obediência, nos consagramos a Cristo e ao Mistério, para nos oferecermos com Ele ao Pai a partir de um amor total e definitivo.

Desta feita, nosso Pai Fundador, São Filippo Smaldone, foi dócil ao Espírito Santo, respondendo à própria vocação e plantando a semente da Congregação para tornar conhecido o amor misericordioso de Deus aos necessitados de seu tempo, os surdos.

Com esse mesmo espírito de escondimento e amizade com Deus, de São Filippo, a Salesiana abraça a vocação por meio dos encontros frequentes com o Esposo, cuja origem é o amor esponsal de Cristo. Esse amor envolve toda uma vida, fazendo cada religiosa se entregar sem medida com amor e por amor, na intimidade, na radicalidade e na ousadia do hoje da salvação.

“Bem-aventurada vós, que, entre tantas jovens, talvez mais sábias e mais santas do que vós, agradou ao Senhor escolher-vos para suas esposas e confiar-vos a sua herança. (…) A vós está confiada a salvação destas almas”. Ser Salesiana é, portanto, contemplar e experimentar do coração de Cristo a alegria da pertença, da entrega e do abandono de uma alma esposa. É no Sagrado Coração de Jesus que é gerado o ser mulher, filha, irmã, esposa e mãe de toda a humanidade.

EFFATHÁ: ABRE-TE!

Rolar para cima