Salesianas de São Filippo

Belém | Distrito Federal | Manaus | Fortaleza | Pouso Alegre | Paraguai | Anápolis | Paranoá | Goianésia

Tríduo da anunciação do Senhor

1º dia

O sim da Virgem Maria

Neste Tríduo nós queremos contemplar o “Fiat” da Virgem Maria, e nos alegrando por este sim humilde e obediente à vontade de Deus nós também queremos contemplar o sim do Nosso Pai Fundador São Filippo Smaldone. Neste primeiro dia contemplemos o Fiat da Virgem Maria.

Contemplando o anúncio do anjo a Maria, contemplamos o mistério de amor, o mistério que trouxe a redenção; no dia no qual a Virgem Maria, ao se colocar na total disposição à vontade do Senhor, se entregando, para que por meio dela a humanidade inteira fosse redimida; ó sim! Neste dia, dia tão esperado, onde a humanidade inteira, aflita, na escuridão das trevas, esperava a luz, esperava o amor, neste dia, eis que então a luz despontou, o Céu desceu, o Céu envolveu o ventre da Virgem Maria, e ali, por meio do seu “fiat”, o qual a humanidade estava na espera, ali foi o início da obra do amor, o início da obra de redenção. O Amor que desceu ao encontro da humanidade para redimir, este Amor desceu primeiro no ventre bendito e santo da Virgem Maria que acolheu este mistério sublime e foi totalmente disponível a este mistério de amor.

Silêncio

No dia da anunciação a humanidade contempla a beleza, o anúncio de salvação, anúncio que porta a alegria da eternidade, sim! Pois por meio deste anúncio o qual Maria acolheu, a humanidade pode enfim reencontrar o paraíso perdido, pois o Verbo divino que se encarnou no ventre da Virgem Maria veio ao encontro da humanidade para conduzi-la à Vida Divina, a participar desta Beleza que é então a experiência do amor absoluto, da vida eterna, é contemplar a alegria da eternidade e vivê-la.

O dia da anunciação é, por isso, tão especial, é preciso contemplar a profundidade deste mistério e verdadeiramente acolher este anúncio. Se muitas vezes este anúncio ainda não está sendo levado por cada um, é porque ainda não está sendo acolhido com profundidade dentro de cada um, é porque o eccomi ao Senhor, muitas vezes é frágil, não o é na totalidade, é porque muitas vezes presas a nós mesmos, às coisas, nos fechamos a este anúncio. É preciso contemplar esta beleza e verdadeiramente acolher este anúncio, deixar este amor nos redimir, para assim podermos levar este anúncio a tantas outras pessoas.

Com o coração repleto de alegria, agradeçamos o sim da Virgem Maria que nos ensina o verdadeiro caminho da santidade,

Ó Deus, quisestes que Vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Maria não foi apenas a primeira nem o modelo de todas as virgens. As Escrituras a chamam, no Cântico dos Cânticos, de "lírio entre espinhos: assim é a minha amada entre as jovens" (Ct 2,2). Isso porque, enquanto outras virgens podem ser espinhos para si mesmas ou para os outros (isto é, ocasião de pecado, seja por sua beleza ou por outro motivo), Maria nunca o foi, nem para si nem para os outros. Ela inspirava em todos os que a contemplavam apenas pensamentos e sentimentos de pureza, algo confirmado pelo grande Tomás de Aquino, que afirma que "a beleza da Santíssima Virgem induzia à castidade aqueles que a olhavam".

2º dia

O sim de Pai Filippo

Neste segundo dia do Tríduo contemplemos o sim do Nosso Pai Fundador São Filippo Smaldone.

No dia da anunciação onde todos contemplam a beleza do mistério de amor, foi também este dia que o Senhor escolheu para que esta família fosse fundada. Foi neste dia do alegre anúncio, onde a humanidade estava a esperar a luz, o amor, que o Senhor escolheu para que esta família também pudesse gestar a Vida Divina para a humanidade, portar a luz e o anúncio àqueles que estavam nas trevas sem escutar e nem ver o amor, pois assim estavam sem conhecer a fé profunda a qual o amor chama. Foi este dia escolhido pelo Senhor, e neste dia escolhido pelo Senhor somos chamados a contemplar este mistério e a continuar abraçando este mistério de amor, como fez Pai Filippo por meio do seu fiat.

Silêncio

O Senhor conduziu Pai Filippo à experiência profunda da fé, o conduziu acontemplar a eternidade por meio da relação de amor com Jesus. Por meio da uniãocom Jesus Pai Filippo pôde contemplar o Céu. Mas foi por meio do anúncio, o qual oSenhor o chamou a acolher a missão da fundação desta família religiosa, que Ele pôdegestar a Vida Divina para tantas pobres criaturas.

Pai Filippo nos ensina a necessidade de escutar e acolher este anúncio de amor, acolher este mistério, como fez a Virgem Maria, e viver assim imersos neste mistério,porque é a partir do momento em que deixamos verdadeiramente este amor nosalcançar, nos redimir, é a partir deste momento que nós podemos portar este anúncio,portar verdadeiramente a luz àquela humanidade sedenta que está a nos esperar, é a partir daí que podemos portar a redenção e conduzir as almas ao céu, resgatá-las para que vivam esta Beleza.

Silêncio

Recordando a beleza do mistério de amor, recordando assim o início da obra de redenção, eis que o nosso olhar se volta para a humanidade que espera, tantas almas famintas esperam e desejam escutar o anúncio da fé, desejam contemplar esta luz, tantas pessoas na escuridão, esperando. E por isso este dia importante nos faz recordar do verdadeiro fundamento e nos chama a voltar o olhar para esta Beleza a qual Pai Filippo abraçou com tanto amor. Este dia nos chama a verdadeiramente acolher este anúncio de amor, como fez Pai Filippo, para que verdadeiramente fecundos do amor, gestando a Vida Divina, esta Vida possa chegar a tantos corações, e possa ser luz para aqueles que se encontram na escuridão. Sim! E preciso acolher o céu dentro de si, para então anunciar este céu e levar as almas ao céu.

“O dia da Anunciação é um dia memorável para vós, diletas Irmãs em Jesus Cristo, por ter sido o primeiro dia em que viemos trazer o feliz anúncio a estas pobres e infelizes criaturas, que viviam na sombra da ignorância e deveriam permanecer para sempre privadas do conhecimento de Deus e, por conseguinte, da glória do Paraíso. O Senhor, entretanto, que a todos criou para o céu, quis que por vosso meio pudessem participar (...) estas pobres infelizes do conhecimento de Deus.”

Com o coração repleto de alegria, agradeçamos o sim da Virgem Maria que nos ensina o verdadeiro caminho da santidade e o sim de Pai Filippo que deu vida a esta família.

Ó Deus, quisestes que Vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

3º Dia

O sim da Virgem Maria e o sim de Pai Filippo

Neste Tríduo nós estamos contemplando o “Fiat” da Virgem Maria, e nos alegrando por este sim humilde e obediente à vontade de Deus nós contemplamos o sim do Nosso Pai Fundador São Filippo Smaldone. Neste terceiro dia contemplemos o Fiat da Virgem Maria e o fiat de São Filippo:

A Virgem Maria por meio do seu “Fiat” acolheu o Céu no seu ventre Bendito e Santo, e eis que o Céu desceu à terra por meio deste sim repleto de amor.

E foi neste mesmo dia, em 1885, que o sim de uma alma generosa, também fazia presente este Céu na alma de tantas infelizes criaturas privadas do conhecimento do amor Absoluto; neste dia, em 1885, a Nossa Congregação foi fundada; por isso nós queremos, diante de Jesus Eucarístico, agradecer o Fiat da Virgem Maria e o Fiat do Nosso Pai Fundador.

Contemplemos o sim da Virgem Maria e de Pai Filippo e, diante de Jesus Hóstia Santa, renovemos o nosso sim à vontade de Deus.

Silêncio

Contemplar a anunciação é contemplar a alegria de um sim repleto de amor, um sim disponível a acolher a profundidade do mistério de amor. A Virgem Maria, por meio do seu “Fiat” já nos revela a participação profunda no mistério da redenção. Pois, por meio deste sim humilde a humanidade já era redimida. A Virgem Maria é a cheia de graça que gera em si o Verbo, a vida nova para a humanidade, Ela é repleta do Único Tudo que, construiu primeiro, dentro Dela, o seu reinado. O Céu desce e se faz presente no ventre da Virgem Maria que, nos trás este Céu que quer habitar em nós, para que sejamos repletos do Único Tudo, para que fiquemos grávidos deste amor, e geremos a verdadeira vida.

Silêncio

Pai Filippo foi dócil à vontade de Deus, e seguindo o exemplo da Virgem Maria, deu o seu sim generoso e humilde que gerou Jesus no coração de tantas pessoas. Foi por meio desse sim que nasceu esta família que tem como único objetivo gerar o Verbo para o mundo, para que tantas almas continuem sendo resgatadas; tendo, por conseguinte o objetivo de levar o Céu a tantas almas e levar tantas almas ao Céu, de modo especial a dos surdos. Pai Filippo deu o seu Fiat para viver a profundidade deste mistério de amor e fundou esta família que continua a resgatar almas para este mesmo Amor. A Virgem Maria participou do mistério da redenção trazendo ao mundo o Salvador, e o Nosso Pai Fundador também participou de modo profundo deste mistério, ajudando a resgatar e redimir tantas almas.

Com o coração repleto de alegria, agradeçamos o sim da Virgem Maria que nos ensina o verdadeiro caminho da santidade e o sim de Pai Filippo que deu vida a esta família que hoje continua a anunciar Jesus, continuando assim a fazer presente o Céu na terra e a resgatar tantas almas para o Amor.

Ó Deus, quisestes que Vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Rolar para cima